Faculdades de Tecnologia mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) são instituições públicas de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), esta uma autarquia de regime especial vinculada e associada, por força de Lei Estadual, à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.  As Fatecs oferecem cursos superiores de tecnologia em diversas áreas do conhecimento.

Histórico

O marco inicial da trajetória das Fatecs está naquela que é hoje a Fatec São Paulo, com a fundação, em 1969, do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEETSP) pelo então Governador do Estado Dr. Abreu Sodré. A instituição foi criada  com o objetivo de formar pessoal de nível superior para atender à crescente demanda por profissionais de nível universitário. O CEETSP foi instalado na praça Coronel Fernando Prestes, no centro da capital paulista, utilizando o antigo câmpus da Escola Politécnica da USP. Portanto, os cursos da Fatec São Paulo foram os primeiros a ser ministrados, datando de 1969. Naquele mesmo ano, foi fundada, na cidade de Sorocaba, a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, com objetivos iguais aos da unidade de São Paulo. Em 1970, criaram-se os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção Civil, nas modalidades Edifícios, Obras Hidráulicas e Movimento de Terra e Pavimentação, bem como os Cursos Superiores de Tecnologia em Mecânica, nas modalidades Oficinas e Desenhista/Projetista.

Em 1973, por meio de decreto estadual, o Centro passou a ser denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), e seus cursos passaram a constituir a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec São Paulo). Dessa forma, o CEETEPS se tornou o mantenedor de duas Fatecs, uma na cidade de São Paulo e a outra em Sorocaba.

Missão da Fatec Rio Preto: "FORMAR PROFISSIONAIS COMPETENTES E ÉTICOS, CAPAZES DE ENFRENTAR DESAFIOS NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, SOCIAL E ECONÔMICO".

Valores da Fatec Rio Preto : "DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, SOLIDARIEDADE E RESPEITO"

Mais informações são encontradas no site: www.cps.sp.gov.br

Endereço:
Rua Fernandópolis,2510

São José do Rio Preto

São Paulo - Brasil

Tel:
Fax:
Website:
www.fatecriopreto.edu.br

Sobre a Fatec

Missão da Fatec Rio Preto: Formar profissionais competentes e éticos, capazes de enfrentar desafios na busca do desenvolvimento tecnológico, social e econômico